Dia de Secretaria, 30 de Setembro

Se você está achando que dia 30 de setembro é uma data como outra qualquer, é melhor tomar cuidado! Esta é a data do dia da secretária!

As funções básicas de uma secretária são organizar, documentar, pagar contas, digitalizar e classificar documentos, redigir cartas, se comunicar com clientes e auxiliares externos do escritório, além de, possivelmente, fazer alguns afazeres pessoais de seu chefe.

Qual a origem da profissão de secretariado?

Não dá para precisar uma data específica para o surgimento da profissão de Secretário, embora alguns estudiosos estimem os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, no Egito por volta do ano 500 A.C. Porém, sabe-se que os “escribas” foram os primeiros secretários da história da humanidade, pois eles dominavam a escrita – o que era raro para a época – faziam contas, classificavam os arquivos e redigiam as ordens emanadas dos seus superiores.

Quando é comemorado o Dia da Secretária?

No dia 30 de Setembro é celebrado o Dia da Secretária. A história que registrou essa profissão começou com uma garota chamada Lilian Sholes (nascida no dia 30 de setembro), que durante o período da segunda fase da Revolução Industrial, foi a primeira mulher a escrever em uma máquina datilográfica em público.

A origem do Dia da Secretária

Lilian estava testando o invento de seu pai Christopher Sholes, que havia criado um novo tipo de máquina de escrever. Assim para comemorar o centenário de seu nascimento, que foi em 30 de setembro de 1850, várias empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram concursos de datilografia, que buscava a melhor datilógrafa, além de outras comemorações. A partir de então, repetiu-se anualmente a cada 30 de setembro.

Por esse motivo, o dia 30 de setembro passou a ser conhecido como “Dia da Secretária” e oficializado pela lei nº 1.421 de 26/10/1977 no Brasil.

Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão. Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro.

Em São Paulo, o Dia da Secretária foi reconhecido pela lei nº 1.421, em 26 de outubro de 1977.

O santo protetor das Secretárias

Segundo outra versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, é o santo protetor das secretárias. Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia. Estudou gramática, retórica e filosofia em Roma.

São Jerônimo trabalhou como secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de “Doutor Máximo das Escrituras”, Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V.

Como surpreender no dia das secretárias?

Se você conhece uma secretária, acredite, você não precisa de muita coisa para deixa-la feliz no dia da secretária. O principal é mostrar para ela como você percebe o trabalho dela e como ela é importante para você.

O que dar de presente para a secretaria?

Listamos algumas dicas para que você possa externar seu agradecimento para esta profissional que tem sido o braço direito de muitos executivos e empresários.

Doces

Quem não gosta? O cuidado que se deve ter é o de saber antes se ela tem algum tipo de alergia e ainda alguma preferência especial. Ao longo dos anos de convivência, você já pode ter recolhido algumas informações. Uma boa opção são os chocolates finos, observando se ela tem algum tipo de restrição alimentar ou segue alguma dieta, podendo então optar pela linha light. As trufas, além de deliciosas, sempre proporcionam embalagens vistosas e de bom gosto. Quando for comprar, peça para que caprichem, pois “é para presente!”

Livros

Se for optar por um livro, lembre-se de que você precisará saber o que é e o que não é do gosto dela. Não há nada mais desagradável do que receber um livro com contos de terror se você prefere um bom romance. Se você não é distraído, ao longo do tempo deve ter observado suas preferências. Se não, recorra a algum familiar ou amiga dela que conheça, ou peça ajuda para algum funcionário da clínica/consultório que tenha maior ligação com ela. Caso ela esteja cursando alguma faculdade, que tal um livro na área específica?

Flores

Essas sempre provocam um efeito positivo e que emociona. Você pode optar por algo simples como as flores do campo ou por um clássico como as orquídeas. Peça à florista para escolher a mais bonita e também para caprichar no arranjo. Apenas esteja atento a um detalhe: se sua secretária é comprometida, não lhe dê rosas vermelhas.

Produtos de beleza

Você precisará ter algumas informações sobre o tipo de pele e as cores de sua preferência para presenteá-la com um produto de beleza, seja um creme hidratante, batons ou esmaltes. Se ela for uma pessoa discreta no dia a dia, jamais escolha um tom berrante. Na dúvida, aconselhe-se com alguém próximo a ela ou com a vendedora.

Bijuterias e acessórios

Certamente, este item é um terreno ainda mais difícil para você optar, mas é um presente que sempre agrada, seja um brinco, um colar ou um anel. Portanto, recorra a alguma amiga dela ou à vendedora, sempre lembrando de repassar detalhes de como ela se veste e de sua personalidade.

Objetos de decoração

Aqui você encontrará inúmeras opções, desde as simples caixinhas, até os porta-retratos e os porta-joias, passando por cestos, guarda roupa organizador para brincos, porta velas e perfumeiros, chegando aos quadros para decorar paredes. Os objetos podem ser de metal, vidro ou artesanais. Esteja sempre atento ao bom gosto, procurando um produto que com certeza a deixará feliz e a deixará com um sorriso franco.

E o que não comprar?

bom-senso é fundamental na hora de presentear. Tenha sensibilidade e evite comprar algo fora do tom, que fuja da boa educação e que não dê margem a segundas intenções, como por exemplo as roupas íntimas e lingeries.

Sobre a profissão de secretariado executivo

Essa profissão que atualmente está em constante crescimento exige da profissional muita dedicação e muito amor pelo que faz.  

Existem cursos específicos de secretariado para capacitar os profissionais que desejam seguir esta área.

Mesmo sendo as mulheres as principais homenageadas no Dia da Secretária, vale lembrar que os homens também ocupam este cargo e devem ser homenageados também.

Sem dúvida nenhuma é uma data especial. Hoje em dia, o comércio já incluiu essa data em seu calendário de festividades e faz questão de anunciar e lembrar aos seus clientes e consumidores sobre o dia 30 de setembro. Exemplo disso são as floriculturas e perfumarias.

Parabéns a todas secretárias!!

Congratulations to all secretaries!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Semana do Secretariado tem um acervo gigantesco de conteúdo e informação.

Desenvolvido na nave Migre Seu Negócio